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ADAPTAÇÕES DA MONITORIA DE ENSINO NO CONTEXTO DA MODALIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES E DESAFIOS
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ADAPTAÇÕES DA MONITORIA DE ENSINO NO CONTEXTO DA MODALIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PERCEPÇÕES E DESAFIOS Introdução: a monitoria é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem utilizada principalmente no ensino superior, sendo ofertada muitas das vezes para o suporte em disciplinas cujo desenvolvimento de habilidades práticas laboratoriais é essencial.¹ Portanto, a implantação do programa de monitoria pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem e fomentar o envolvimento dos graduandos com o ambiente acadêmico.² Devido à situação vivenciada no contexto geral da educação, não somente no ensino superior, a Pandemia do COVID-19 que foi enfrentada mundialmente desde março de 2020 trouxe uma grande revolução no processo de ensino-aprendizagem, toda a comunidade escolar se reinventou a partir de modelos educacionais que utilizam as tecnologias da informação a fim de favorecer a aplicação do ensino remoto.³ Objetivo geral: analisar as principais adaptações e desafios dos professores orientadores e monitores no desenvolvimento de atividades de monitoria na modalidade remota de aprendizagem. Metodologia: o presente estudo é uma pesquisa experimental do tipo descritiva retrospectiva de natureza quantitativa, foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos - UNIPAC Barbacena sob CAAE: 63882922.9.0000.5156. A amostra é caracterizada por conveniência, composta pelos monitores aprovados nos processos seletivos de monitoria remota do 1° e 2° semestre de 2021 e professores orientadores. Análise Estatística e Resultados: realizou-se uma análise descritiva dos dados, as distribuições de normalidade foram consideradas através dos valores de tendência central (média) e dispersão (desvio padrão), as variáveis quantitativas foram descritas através de tabelas. Todas as análises serão realizadas no software excel (2016). A amostra foi composta por 19 participantes, sendo 52,63% alunos monitores (10 participantes) e 47,37% professores orientadores (9 participantes). Considerando os professores orientadores, majoritariamente as respostas concentraram-se nas alternativas “concordo totalmente” ou “concordo parcialmente”, com exceção da questão A2 que teve maior porcentagem de escolha da alternativa “discordo parcialmente”, com 33,33% das respostas. Referente às respostas dos monitores, sobre as ferramentas utilizadas na execução das monitorias (B1 e B2), as repostas se concentraram nas opções de concordância parcial ou total, onde 30% da amostra concordou parcialmente e 60% concordou totalmente com a praticidade da plataforma e uso de ferramentas satisfatórias; assim como, 50% concordou parcialmente e 30% concordou totalmente que as dificuldades referentes a internet, acesso e disponibilidade de ferramentas foram importantes limitadores. Indo de encontro quando analisado que as adaptações virtuais não limitaram a atuação do monitor (B8), onde os participantes apresentaram que 50% concorda parcialmente e 40 % concorda totalmente.
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ADAPTAÇÕES DA MONITORIA DE ENSINO NO CONTEXTO DA MODALIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES E DESAFIOS
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Introdução: a monitoria é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem utilizada principalmente no ensino superior, sendo ofertada muitas das vezes para o suporte em disciplinas cujo desenvolvimento de habilidades práticas laboratoriais é essencial.¹ Portanto, a implantação do programa de monitoria pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem e fomentar o envolvimento dos graduandos com o ambiente acadêmico.² Devido à situação vivenciada no contexto geral da educação, não somente no ensino superior, a Pandemia do COVID-19 que foi enfrentada mundialmente desde março de 2020 trouxe uma grande revolução no processo de ensino-aprendizagem, toda a comunidade escolar se reinventou a partir de modelos educacionais que utilizam as tecnologias da informação a fim de favorecer a aplicação do ensino remoto.³ Objetivo geral: analisar as principais adaptações e desafios dos professores orientadores e monitores no desenvolvimento de atividades de monitoria na modalidade remota de aprendizagem. Metodologia: o presente estudo é uma pesquisa experimental do tipo descritiva retrospectiva de natureza quantitativa, foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos - UNIPAC Barbacena sob CAAE: 63882922.9.0000.5156. A amostra é caracterizada por conveniência, composta pelos monitores aprovados nos processos seletivos de monitoria remota do 1° e 2° semestre de 2021 e professores orientadores. Análise Estatística e Resultados: realizou-se uma análise descritiva dos dados, as distribuições de normalidade foram consideradas através dos valores de tendência central (média) e dispersão (desvio padrão), as variáveis quantitativas foram descritas através de tabelas. Todas as análises serão realizadas no software excel (2016). A amostra foi composta por 19 participantes, sendo 52,63% alunos monitores (10 participantes) e 47,37% professores orientadores (9 participantes). Considerando os professores orientadores, majoritariamente as respostas concentraram-se nas alternativas “concordo totalmente” ou “concordo parcialmente”, com exceção da questão A2 que teve maior porcentagem de escolha da alternativa “discordo parcialmente”, com 33,33% das respostas. Referente às respostas dos monitores, sobre as ferramentas utilizadas na execução das monitorias (B1 e B2), as repostas se concentraram nas opções de concordância parcial ou total, onde 30% da amostra concordou parcialmente e 60% concordou totalmente com a praticidade da plataforma e uso de ferramentas satisfatórias; assim como, 50% concordou parcialmente e 30% concordou totalmente que as dificuldades referentes a internet, acesso e disponibilidade de ferramentas foram importantes limitadores. Indo de encontro quando analisado que as adaptações virtuais não limitaram a atuação do monitor (B8), onde os participantes apresentaram que 50% concorda parcialmente e 40 % concorda totalmente.
Data
30 de junho de 2023
Autor
Ana C. de F. Santos | Caio A. Madalena | Franciane A. F. Vieira
Curso
Fisioterapia
Cidade
Barbacena