Início > Coleções > Publicações Científicas e Culturais > Empreendedorismo como estratégia corporativa: um estudo de caso realizado na empresa brasileira de correios e telégrafos do estado de Minas Gerais
Empreendedorismo como estratégia corporativa: um estudo de caso realizado na empresa brasileira de correios e telégrafos do estado de Minas Gerais
Emprend
Resumo:
As pessoas têm um papel importante no desenvolvimento do empreendedorismo corporativo, também conhecimento como empreendedorismo interno. As estratégias corporativas que promovem mudanças nos processos internos e a criação de novos nichos de mercado permitem a recuperação e o crescimento das grandes empresas. Neste contexto, este artigo tem como objetivo principal compreender a importância do processo de empreender dentro das organizações como ferramenta para inovação e reinvenção permanente de uma empresa de logística no estado de Minas Gerais. A pesquisa realizada nesse trabalho é um estudo de caso de natureza bibliográfica e exploratória. Realizada na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-ECT no estado de Minas Gerais. Com o desenvolvimento, foi verificado que o papel das lideranças é o princípio para o sucesso de iniciativas empreendedoras, pois são os líderes que promovem ambientes adequados e motivadores para os empregados. Verificou-se também que o ambiente se destaca como favorável ao empreendedorismo interno, com leve tendência para um ambiente neutro.
Palavras chave: Empreendedorismo, Intra-empreendedorismo, Ambiente Interno.
Resumo:
As pessoas têm um papel importante no desenvolvimento do empreendedorismo corporativo, também conhecimento como empreendedorismo interno. As estratégias corporativas que promovem mudanças nos processos internos e a criação de novos nichos de mercado permitem a recuperação e o crescimento das grandes empresas. Neste contexto, este artigo tem como objetivo principal compreender a importância do processo de empreender dentro das organizações como ferramenta para inovação e reinvenção permanente de uma empresa de logística no estado de Minas Gerais. A pesquisa realizada nesse trabalho é um estudo de caso de natureza bibliográfica e exploratória. Realizada na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-ECT no estado de Minas Gerais. Com o desenvolvimento, foi verificado que o papel das lideranças é o princípio para o sucesso de iniciativas empreendedoras, pois são os líderes que promovem ambientes adequados e motivadores para os empregados. Verificou-se também que o ambiente se destaca como favorável ao empreendedorismo interno, com leve tendência para um ambiente neutro.
Palavras chave: Empreendedorismo, Intra-empreendedorismo, Ambiente Interno.
Título
Empreendedorismo como estratégia corporativa: um estudo de caso realizado na empresa brasileira de correios e telégrafos do estado de Minas Gerais
Data
25 de setembro de 2017
Autor
LOPES, Elisa Cláudia; LEITE, Jussara Fernandes; BARBOSA, Eliete Dias dos Santos; ZEFERINO, Fernanda Maciel; AMBRÓSIO NETO, José