2017-02 Filipe Samuel Teixeira de Azevedo
As universidades buscam constantemente inserir novas tecnologias nas grades curriculares de graduações em engenharia. Porém, uma das barreiras que impede esta ação é o uso insuficiente de metodologias ativas de ensino. A inclusão destas metodologias pode ser realizada na unidade curricular de Eletrônica Digital, pois esta disciplina possui aulas práticas, o que facilita a aplicação de metodologias ativas. Assim, este trabalho tem como escopo desenvolver um método prático de Eletrônica Digital que utiliza FPGA e linguagem VHDL para direcionar o ensino de engenharia ao aprendizado ativo. Além de comparar este método com o tradicional por meio dos resultados de uma pesquisa de campo realizada com estudantes de Eletrônica Digital da FUPAC. Com este trabalho constatou-se que o método com FPGA e linguagem VHDL pode ser utilizado como ferramenta de ensino de engenharia, por causa de suas facilidades de projeto. Todavia, os discentes questionados demonstraram resistência à implantação deste método.
As universidades buscam constantemente inserir novas tecnologias nas grades curriculares de graduações em engenharia. Porém, uma das barreiras que impede esta ação é o uso insuficiente de metodologias ativas de ensino. A inclusão destas metodologias pode ser realizada na unidade curricular de Eletrônica Digital, pois esta disciplina possui aulas práticas, o que facilita a aplicação de metodologias ativas. Assim, este trabalho tem como escopo desenvolver um método prático de Eletrônica Digital que utiliza FPGA e linguagem VHDL para direcionar o ensino de engenharia ao aprendizado ativo. Além de comparar este método com o tradicional por meio dos resultados de uma pesquisa de campo realizada com estudantes de Eletrônica Digital da FUPAC. Com este trabalho constatou-se que o método com FPGA e linguagem VHDL pode ser utilizado como ferramenta de ensino de engenharia, por causa de suas facilidades de projeto. Todavia, os discentes questionados demonstraram resistência à implantação deste método.
Título
FPGA como ferramenta de ensino de Engenharia
Data
1 de janeiro de 2018
Autor
AZEVEDO, Filipe Samuel Teixeira de , VITORINO, Alex , REZENDE, Fernanda Monteiro de Castro