-
Metodologia para a identificação e seleção de termos de assunto a partir do frsad: fundo câmara municipal de São João Del-rei (1715-1930)
- Voltar
Documento
-
METODOLOGIA PARA A IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE TERMOS DE ASSUNTOS A PARTIR DO FRSAD – FUNDO CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI (1715-1930)
A presente pesquisa aborda a indexação de documentos arquivísticos cujo tema está pautado no referencial teórico da representação do documento arquivístico; na noção de assunto e indexação de documentos arquivísticos. Descreve-se o contexto histórico do Fundo Câmara Municipal de São João Del-Rei (FCMSJDR), assim como se discute sobre a importância da indexação para a recuperação da informação em arquivos. Além disso, analisam-se as contribuições dos modelos conceituais de dados NEDA-MC e Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade de Assunto (FRSAD) para a indexação em arquivos. No universo de aplicação desta pesquisa, que trata da identificação e da seleção de pontos de acesso de assunto para o FCMSJDR, encontra-se o problema de a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade) não apresentar metodologia para a indexação de documento arquivístico, embora a norma reconheça a importância da indexação ao incluir, de maneira inovadora, a Área 8 (Pontos de Acesso e Indexação de Assuntos). Objetiva-se propor uma metodologia para identificar e selecionar pontos de acesso de assunto para documentos arquivísticos, com base nas entidades thema e nomen do FRSAD. A metodologia, quanto à finalidade, se refere a uma pesquisa aplicada, em que foram selecionadas duas amostras de conjuntos documentais do FCMSJDR para a modelagem dos conceitos selecionados, com a premissa de que as entidades thema e nomen do FRSAD possibilitam a identificação de pontos de acesso de assunto para documentos arquivísticos. Como resultado, constatou-se que: o modelo FRSAD, com o pragmatismo e a flexibilidade da sua estrutura, associado ao modelo NEDA-MC e à Nobrade, possibilitou a identificação de um conjunto de pontos de acesso de assunto; a indexação está vinculada aos princípios da proveniência e à organicidade; a indexação depende do arranjo e da descrição dos conjuntos documentais; há a necessidade da realização de mais pesquisas sobre análise documental ou leitura documental, a fim de subsidiar o processo de indexação. Conclui-se que o modelo FRSAD, com sua estrutura flexível, possibilitou a identificação de um conjunto de pontos de acesso de assunto para representar o conteúdo dos documentos selecionados para o experimento. Palavras-chave: Indexação de documentos arquivísticos. Pontos de acesso de assunto. Modelo conceitual de dados.
Miniatura

Descrição
A presente pesquisa aborda a indexação de documentos arquivísticos cujo tema está pautado no referencial teórico da representação do documento arquivístico; na noção de assunto e indexação de documentos arquivísticos. Descreve-se o contexto histórico do Fundo Câmara Municipal de São João Del-Rei (FCMSJDR), assim como se discute sobre a importância da indexação para a recuperação da informação em arquivos. Além disso, analisam-se as contribuições dos modelos conceituais de dados NEDA-MC e Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade de Assunto (FRSAD) para a indexação em arquivos.
No universo de aplicação desta pesquisa, que trata da identificação e da seleção de pontos de acesso de assunto para o FCMSJDR, encontra-se o problema de a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade) não apresentar metodologia para a indexação de documento arquivístico, embora a norma reconheça a importância da indexação ao incluir, de maneira inovadora, a Área 8 (Pontos de Acesso e Indexação de Assuntos). Objetiva-se propor uma metodologia para identificar e selecionar pontos de acesso de assunto para documentos arquivísticos, com base nas entidades thema e nomen do FRSAD. A
metodologia, quanto à finalidade, se refere a uma pesquisa aplicada, em que foram
selecionadas duas amostras de conjuntos documentais do FCMSJDR para a modelagem dos conceitos selecionados, com a premissa de que as entidades thema e nomen do FRSAD possibilitam a identificação de pontos de acesso de assunto para documentos arquivísticos. Como resultado, constatou-se que: o modelo FRSAD, com o pragmatismo e a flexibilidade da sua estrutura, associado ao modelo NEDA-MC e à Nobrade, possibilitou a identificação de um conjunto de pontos de acesso de assunto; a indexação está vinculada aos princípios da proveniência e à organicidade; a indexação depende do arranjo e da
descrição dos conjuntos documentais; há a necessidade da realização de mais pesquisas sobre análise documental ou leitura documental, a fim de subsidiar o processo de indexação. Conclui-se que o modelo FRSAD, com sua estrutura flexível, possibilitou a identificação de um conjunto de pontos de acesso de assunto para representar o conteúdo dos documentos selecionados para o experimento.
Palavras-chave: Indexação de documentos arquivísticos. Pontos de acesso de assunto. Modelo conceitual de dados.
Título
Metodologia para a identificação e seleção de termos de assunto a partir do frsad: fundo câmara municipal de São João Del-rei (1715-1930)
Data
30 de novembro de 2020
Autor
OLIVEIRA, Rosy Mara
Curso
Gestão e Organização do Conhecimento
Cidade
Belo Horizonte