_Artigo Disciplinas Perspectiva e Sombra_ Desenho Artístico_2020_Prof.ªMarcilleneLadeira
Este artigo explana o ensino do desenho em nível superior, uma experiência realizada no Curso de Arquitetura e Urbanismo, UNIPAC/Barbacena. Se, por um lado, a palavra projeto designa tanto uma produção documental que permite construir um objeto representado, quanto um processo de tomadas de ações, o ensino desse processo implica certo posicionamento a respeito dos métodos de natureza didático que se propõe. Partindo do princípio que a representação gráfica traça as coisas como nós vemos, em três dimensões, e considerando-se o binômio manual-tecnológico, compreende-se que, apesar da efetivação do uso das novas tecnologias ainda se faz necessário, no currículo, a existência de disciplinas que explorem a habilidade manual. Questão que qualifica essa presença e permanência – uma equação conjunta. Por essa, viu-se, com base em Montenegro (2005), a necessidade de se constatar, como primeiro passo de ensino, a maneira como os discentes chegam no curso. Para tal, no primeiro dia de aula, são aplicados testes quali-quantitativos, cujas respostas resultam em quadros analíticos que nos leva à reflexão da necessidade de possíveis intervenções.
Este artigo explana o ensino do desenho em nível superior, uma experiência realizada no Curso de Arquitetura e Urbanismo, UNIPAC/Barbacena. Se, por um lado, a palavra projeto designa tanto uma produção documental que permite construir um objeto representado, quanto um processo de tomadas de ações, o ensino desse processo implica certo posicionamento a respeito dos métodos de natureza didático que se propõe. Partindo do princípio que a representação gráfica traça as coisas como nós vemos, em três dimensões, e considerando-se o binômio manual-tecnológico, compreende-se que, apesar da efetivação do uso das novas tecnologias ainda se faz necessário, no currículo, a existência de disciplinas que explorem a habilidade manual. Questão que qualifica essa presença e permanência – uma equação conjunta. Por essa, viu-se, com base em Montenegro (2005), a necessidade de se constatar, como primeiro passo de ensino, a maneira como os discentes chegam no curso. Para tal, no primeiro dia de aula, são aplicados testes quali-quantitativos, cujas respostas resultam em quadros analíticos que nos leva à reflexão da necessidade de possíveis intervenções.
Título
O ensino de técnicas de representação em nível superior