-
Processos pedagógicos com objetos de aprendizagem poéticas (OAP) no ensino de arte
- Voltar
Documento
-
III Mostra Científica_poster_CursoPedagogia_Proposta 2-Música_FormataçãoEnvio (2)
Introdução Com vistas à formação docente do pedagogo, o estudo contempla uma didática de ensino que articula o conceito de Objeto de Aprendizagem Poético (OAP), nas aulas de Arte, do currículo escolar da educação básica. Objetivo Estudar metodologias e práticas voltadas ao ensino de arte na escola. Objetivos Específicos . Entender e contextualizar matrizes estéticas para o ensino da Música; . Criar Objetos de Aprendizagem Poéticos (OAP): professor/criador e aluno-espectador-participante; . Explorar fontes sonoras diversas no ensino da linguagem de arte. Metodologia Proposta desenvolvida através da aplicação do que se chama Caixa Metamórfica, contendo 12 Objetos de Aprendizagem Poéticos (OAP), que são: instrumentos de corda (cordofone); percussão como o tambor e o tamborim; aerofone, com destaque à flauta; diferentes idiofones como os chocalhos, percutidos indiretamente pelo agitamento de sua forma; venda de olhos e aparelho de som eletrônico. Conteúdo 1. Idade Média e o surgimento das Notas Musicais; 2. Música e seus elementos constitutivos; 3. Estrondo Inicial: o som e a percepção auditiva; 4. Cinco famílias dos Instrumentos Musicais: membranofones, cordofones, aerofones, idiofones e eletrofones; 5. Vozes indígenas milenares: a música ritual; 6. A África inspira o Ocidente; 7. O samba (música e dança) tem história: da África ao Brasil, do Brasil ao Mundo; 8. Prato-e-faca na cozinha do samba. Conclusões/Perspectivas Hoje, o conteúdo disciplinar de Arte deve apresentar propostas pedagógicas que incluam conhecimentos inerentes à música, artes visuais, teatro e dança – linhas maleáveis que se interpenetram, não tendo hierarquia entre si. Todavia, a formação global desse professor, nas diferentes linguagens, não assegura domínio pleno de todas essas vertentes. Por vezes, torna-se incapaz de alcançar objetivos mais aprofundados em certas particularidades. Os Objetos de Aprendizagem Poéticos (OAP) e a Caixa Metamórfica permitem ao professor desenvolver processos aprofundados, com modos ricos e envolventes de ensino. Os OAP(s) possibilitam a ligação às questões peculiares e sensíveis ao ato da criação artística, estando na gênese de situações chamadas arte-experiências. Em outras palavras, refere-se ao professor na condição de artista-criador e o aluno como espectador-participante. Por sua vez, a Caixa Metamórfica é a estrutura que permite a reunião de um quantitativo de produção de Objetos de Aprendizagem Poéticos (OAP), podendo apresentar variações diversas e infinitas que facilitam ao docente a organização e condução metodológica em sala de aula.
Miniatura

Descrição
Introdução
Com vistas à formação docente do pedagogo, o estudo contempla uma didática de ensino que articula o conceito de Objeto de Aprendizagem Poético (OAP), nas aulas de Arte, do currículo escolar da educação básica.
Objetivo
Estudar metodologias e práticas voltadas ao ensino de arte na escola.
Objetivos Específicos
. Entender e contextualizar matrizes estéticas para o ensino da Música;
. Criar Objetos de Aprendizagem Poéticos (OAP): professor/criador e aluno-espectador-participante;
. Explorar fontes sonoras diversas no ensino da linguagem de arte.
Metodologia
Proposta desenvolvida através da aplicação do que se chama Caixa Metamórfica, contendo 12 Objetos de Aprendizagem Poéticos (OAP), que são: instrumentos de corda (cordofone); percussão como o tambor e o tamborim; aerofone, com destaque à flauta; diferentes idiofones como os chocalhos, percutidos indiretamente pelo agitamento de sua forma; venda de olhos e aparelho de som eletrônico.
Conteúdo
1. Idade Média e o surgimento das Notas Musicais; 2. Música e seus elementos constitutivos; 3. Estrondo Inicial: o som e a percepção auditiva; 4. Cinco famílias dos Instrumentos Musicais: membranofones, cordofones, aerofones, idiofones e eletrofones; 5. Vozes indígenas milenares: a música ritual; 6. A África inspira o Ocidente; 7. O samba (música e dança) tem história: da África ao Brasil, do Brasil ao Mundo; 8. Prato-e-faca na cozinha do samba.
Conclusões/Perspectivas
Hoje, o conteúdo disciplinar de Arte deve apresentar propostas pedagógicas que incluam conhecimentos inerentes à música, artes visuais, teatro e dança – linhas maleáveis que se interpenetram, não tendo hierarquia entre si. Todavia, a formação global desse professor, nas diferentes linguagens, não assegura domínio pleno de todas essas vertentes. Por vezes, torna-se incapaz de alcançar objetivos mais aprofundados em certas particularidades.
Os Objetos de Aprendizagem Poéticos (OAP) e a Caixa Metamórfica permitem ao professor desenvolver processos aprofundados, com modos ricos e envolventes de ensino. Os OAP(s) possibilitam a ligação às questões peculiares e sensíveis ao ato da criação artística, estando na gênese de situações chamadas arte-experiências. Em outras palavras, refere-se ao professor na condição de artista-criador e o aluno como espectador-participante. Por sua vez, a Caixa Metamórfica é a estrutura que permite a reunião de um quantitativo de produção de Objetos de Aprendizagem Poéticos (OAP), podendo apresentar variações diversas e infinitas que facilitam ao docente a organização e condução metodológica em sala de aula.
Título
Processos pedagógicos com objetos de aprendizagem poéticas (OAP) no ensino de arte
Data
30 de julho de 2022
Autor
SOARES, Antonieta Filgueiras Santos; VALADARES, Bruna Kessya Ribeiro; SILVA, Lara Ketnew Marques da; DIAS, Larisse Oliveira; SILVA, Rosana Aparecida Teixeira da; LADEIRA, Marcillene
Curso
Pedagogia
Cidade
Barbacena