Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Influência do ambiente domicilar no processo de aprendizagem de acadêmicos de fisioterapia durante o ensino remoto emergencial
Influência do ambiente domicilar no processo de aprendizagem de acadêmicos de fisioterapia durante o ensino remoto emergencial
A sociedade foi afetada pela pandemia da Covid-19 e com isso várias instituições de ensino adotaram o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Objetivo: Identificar fatores do ambiente domiciliar que influenciaram o processo de aprendizagem de acadêmicos de fisioterapia durante o ensino remoto emergencial. Método: O presente projeto de pesquisa é do tipo descritivo de natureza quali-quantitativa, com aplicação de um questionário semiestruturado, a coleta de dados foi realizada no mês de outubro e novembro de 2023. A amostra foi constituída por 82 acadêmicos de Fisioterapia que cursaram o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e serão excluídos da pesquisa acadêmicos de outros cursos da Instituição de Ensino Superior UNIPAC Barbacena e ainda aqueles que estavam com irregularidades. Discussão e resultados: Parte considerável teve uma percepção do aprendizado ruim durante o ERE, quanto ao acesso ao portal da Instituição em sua maioria não encontraram grande dificuldades, quanto a percepção dos locais onde assistiam aulas foi positiva, contudo, relevante observar também que existiu por parte de alguns um quadro totalmente insatisfatório do local onde estudava, impactando no seu ensino, sobressaiu um maior quantitativo de pessoas morando no mesmo ambiente. Os fatores que destacaram foi dispersão, internet e o ambiente do estudo. Conclusão: A conclusão ressalta que o Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia trouxe desafios para os alunos devido à adaptação ao formato. Diante dos resultados apresentados dessa pesquisa encontramos alguns fatores que influenciaram negativamente o rendimento dos acadêmicos durante o ensino on-line, dentre eles destacaram-se a dispersão (31%), internet (18%) e o ambiente do estudo (18%). Palavras-chaves: Covid-19; ambiente domiciliar; aprendizagem; ensino superior.
Curso
Fisioterapia
Cidade
Barbacena
Data
11 de dezembro de 2023
Título
Influência do ambiente domicilar no processo de aprendizagem de acadêmicos de fisioterapia durante o ensino remoto emergencial
Autor
SILVA, Cíntia Dornelas da | DUARTE, Deiliane Helena e Silva | MIRANDA, Núbia Nogueira | MIRANDA, Wanessa Aurélia
Tipos de documento
Artigo cientifico (graduação)
Banca examinadora
Cláudia Maria Miranda de Figueiredo.
Ricardo Bageto Véspoli
Gláucio Dutra Rocha