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A aplicabilidade das condições favoráveis à ludicidade no 5º ano do ensino fundamental I nas escolas municipais de Ubá – MG.
O presente artigo trata da importância do lúdico como recurso pedagógico no 5º ano do ensino fundamental. Segundo a teoria piagetiana, na faixa etária estudada (9 – 10 anos), a criança, apesar de possuir estrutura lógica, ainda necessita de referenciais concretos para operar. As atividades lúdicas aparecem como excelente recurso pedagógico, que além de materializar o conhecimento, possibilitam o desenvolvimento integral da criança. Porém, será que o lúdico está inserido na prática docente? Com o intuito de esclarecer essa dúvida, o presente estudo tem como propósito verificar a aplicabilidade do lúdico no 5º ano do Ensino Fundamental em escolas municipais de Ubá – MG. Hipoteticamente, acreditava-se que o lúdico não era utilizado em sala, por motivos relacionados à formação do professor e/ou à falta de materiais didáticos e espaço físico para realizá-las. Através da aplicação de questionário semi-aberto a 22 professores do 5º ano do Ensino Fundamental buscou-se obter esclarecimentos sobre a aplicabilidade do lúdico neste nível de ensino. Chegou-se à conclusão de que o lúdico está inserido na prática docente pelo seu caráter motivacional e estimulador no processo de aprendizagem.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2013
Título
A aplicabilidade das condições favoráveis à ludicidade no 5º ano do ensino fundamental I nas escolas municipais de Ubá – MG.
Autor
SOUZA, Elen Mara de | GONÇALVES, Juliana Souza | ALMEIDA, Lilian Rafino de