É na escrita que a criança começa desde muito cedo a vontade de explorar e conhecer a língua por meio das práticas sociais. A aprendizagem da escrita no 1º ano do Ensino Fundamental I, pode estar relacionada com a fala (oralidade), mostra como as professoras utilizam métodos para a aprendizagem da escrita, tem relação com o som (fonologia). O problema é como ocorre a aprendizagem da escrita numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental I. Acredita-se que a aprendizagem da escrita dentro da sala de aula, ocorre pelo fato das crianças somente copiarem do quadro e não serem incentivadas a uma escrita
livre. Tem por objetivos analisar a aprendizagem da escrita numa turma de 1º ano do Ensino fundamental I; analisar como a escrita deve ser ensinada dentro da sala de aula pelas professoras; verificar os métodos utilizados pela professora para a aprendizagem da escrita; verificar a escrita dos alunos dentro de sala de aula. O método adotado para essa pesquisa foi o qualitativo, pois não precisa de representatividade numérica, a coleta de dados aconteceu numa escola municipal do município de Divinésia – MG, tendo como instrumento o questionário entregue a duas professores que trabalham no 1º ano do Ensino Fundamental I. Os resultados encontrados indicam que a aprendizagem da escrita depende da forma como o professor trabalha dentro da sala de aula a escrita dos alunos, fazendo com que estes sejam incentivados a uma produção livre. Percebe-se que a escrita não precisa de um método especifico, mas sim uma junção das teorias principais para serem aplicadas dentro da sala de aula.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de julho de 2018
Título
A aprendizagem da escrita no 1º ano do Ensino Fundamental I