Resumo
Esse estudo teve como objetivos identificar o processo de avaliação da aprendizagem nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e, especificamente, identificar: o conceito de avaliação para o docente; verificar a percepção dos professores em relação à avaliação e o processo de ensino-aprendizagem; analisar quais instrumentos avaliativos são utilizados pelos professores; verificar as rotinas para a elaboração das avaliações; como o professor percebe o comportamento dos alunos em relação à avaliação. Classificada como pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva, de campo e empírica, utilizou-se termo de consentimento livre e esclarecido e questionário, através do Google Formulário, composto por vinte e três questões fechadas, encaminhando o link, pelo WhatsApp, para preenchimento a todas as quarenta e oito professoras que atuam nas turmas citadas, tendo como retorno a resposta de quatorze delas. Dos resultados alcançados destacam a avaliação diagnóstica, a formativa e a somativa, modalidades utilizadas pelas docentes e que caderno de atividade, ditado, pesquisa, atividades lúdicas, avaliação bimestral, avaliação escrita, testes, pesquisa, projetos, leituras, desenhos e experimentos, questionamentos aos alunos são instrumentos que elas adotam para a avaliação. Através da avaliação o professor consegue acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, fazer as mudanças, quando necessárias e dar um feedback para o mesmo.