Resumo
O ser humano deve desenvolver-se na sua integralidade, em comunhão com o ambiente que o cerca. Desta forma, a Pedagogia Waldorf apresenta-se como uma alternativa à educação tradicional caracterizada pelo conhecimento compartimentalizado em disciplinas e focada apenas no aspecto cognitivo. Justifica-se o presente estudo pelo fato de o município de Ubá-MG ter recentemente adotado essa nova proposta pedagógica em uma escola de sua rede de ensino. A pesquisa busca, portanto, analisar a influência da educação musical na formação do aluno da Educação Infantil de uma escola Waldorf, na concepção dos professores. Buscou-se também compreender a ênfase dada à educação musical no contexto da pedagogia Waldorf e, ainda, investigar as atividades e metodologias utilizadas nas atividades musicais. Este trabalho embasou-se na abordagem qualitativa e teve como intrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A população total encontra-se na Escola Municipal Dr. Heitor Peixoto Toledo – Jardim da manga Waldorf, por ser a única que adota a Pedagogia Waldorf na rede municipal de ensino, sendo a amostra constituída por cinco professores regentes, uma professora de música e a diretora da escola, totalizando sete sujeitos pesquisados. Os resultados encontrados indicam que, de fato, existe relevância musical na educação infantil de uma escola Waldorf, sendo a roda rítmica uma das atividades de maior destaque. Destacaram que a educação musical é capaz de promover inúmeros benefícios para vida dos alunos, dentre os quais: imaginação, coordenação motora fina e grossa, musicalidade, ritmo, linguagem, sensibilidade, psicomotricidade, emoções.