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A configuração da profissão docente face à intensificação e extensificação do trabalho docente em uma escola estadual da Zona da Mata Mineira
O trabalho docente é diretamente afetado pelo modelo econômico vigente bem como pelas políticas públicas sofrendo, atualmente, os efeitos da reestruturação produtiva. Neste sentido, este trabalho pretendeu analisar a configuração da profissão docente face à intensificação e à extensificação do trabalho docente de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino de MG; bem como identificar quais os desafios e possibilidades vivenciados pelos professores no contexto de sua atuação profissional. Os dados foram coletados em uma escola estadual localizada na Zona da Mata Mineira, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como instrumento de coleta de dados questionários semiabertos, aplicados a seis professoras desta instituição. Foi possível identificar, a partir do relato das professoras, a exaustiva carga horária demandada pelas exigências da profissão que ultrapassam o seu local de trabalho caracterizando a extensificação do trabalho docente, na medida em que o ambiente doméstico se torna uma extensão do local de trabalho. Também percebe-se a intensificação do trabalho docente que, segundo relatos das professoras ocorre, principalmente, quanto a baixa remuneração; à ausência da participação da família na vida escolar dos alunos; à precariedade de funcionários para auxiliar no processo educacional; à carência de cursos de Formação Continuada promovidos pela SEE/MG; às exigências de prazo previamente estipulados quanto ao cumprimento de conteúdos; ao ambiente da sala de aula extremamente atribulado de afazeres que comprometem necessidades básicas fisiológicas, como beber água; à alienação do professorado no que se refere as diretrizes e as políticas que permeiam sua profissão. Tais condições corroboram para a precarização do trabalho docente uma vez que leva o profissional a buscar outros vínculos empregatícios para garantir o sustento familiar.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2013
Título
A configuração da profissão docente face à intensificação e extensificação do trabalho docente em uma escola estadual da Zona da Mata Mineira