O referido trabalho enfatiza a necessidade de um pensamento ambiental. Com a criação do IBAMA, que veio para reunir os órgãos até então responsáveis por questões ambientais do país, que não atuavam em conjunto, devido à complexidade das questões ambientais que ocorriam no país. Para a sociedade aceitar a criação de uma unidade de conservação são aplicados métodos de sensibilização ambiental envolvendo população ao entorno da unidade prevista, com palestras, reuniões, mobilizações que envolva todo o processo de educação ambiental. Para melhor esclarecimento das unidades e definições corretas, veio o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, que tem a função de preservar os recursos ambientais de um determinado território, estabelecendo normas e regras, retirando dúvidas em, relação ao funcionamento das categorias de unidades de conservação. No último capitulo apresenta-se um exemplo do processo de criação de uma unidade de conservação, no município de Senhora dos Remédios, estado de Minas Gerais. Assim, após levantamento topográfico, o enquadramento desta unidade foi revista por constituir um sítio de razoável beleza cênica, tornando um “Monumento Natural Pedra Menina”. Portanto a educação ambiental ajuda a população conscientizar e valorizar a natureza, pois o ser humano é dependente dos recursos ambientais.
Curso
Geografia
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2012
Título
A conscientização para a criação de unidade de conservação no Brasil
Autor
RODRIGUES, Solange Fernanda
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Renato Kneipp Duarte; André Luiz do Nascimento Quincas; Bernardino Neves Jr