Resumo
Quem é o professor no século XXI? Quais as suas funções? O objeto de estudo desta dissertação é o ofício de ser professor. Ao longo do trabalho, tentaremos entender o que significa ser professor em tempos atuais. A Escola ganhou múltiplas funções, as quais ampliaram o papel do professor. Este estudo tem como objetivo analisar a profissão docente, a função do professor na atualidade.Iniciamos o trabalho delineando o crescimento da educação no País e a ampliação das atribuições dos professores. Posteriormente, buscamos, entre pedagogos e teóricos da educação, quais as expectativas em torno do trabalho do professor e como suas funções são entendidas na atualidade. Para verificar como o profissional da educação pensa o seu trabalho, desenvolvemos uma pesquisa na rede municipal de ensino de Ouro Preto, permitindo que os docentes expressassem o que pensam sobre suas atribuições em relação ao aluno, à escola, à comunidade e ao seu desenvolvimento profissional. Para analisar as funções do professor nas suas diversas dimensões, utilizamos algumas concepções de Henry Giroux quando ele define o professor como um intelectual transformador e alinhava, nesse conceito, os pressupostos de ação desse profissional para a transformação da escola em esfera pública e democrática, capaz de determinar os seus caminhos. Também contribui, para a análise da função social da educação, da escola e do professor, a pedagogia de Paulo Freire. Ao criticar a política educacional que desconsidera a cultura da escola e do aluno, evidencia a importância de conferir poder ao oprimido, redimensionando o ato de educar e a formação do aluno. Finalmente, tentamos dimensionar o papel do professor no sentido de valorizar a educação como pressuposto para o desenvolvimento social.