Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir a educação que se apresenta no descortinar do século XXI, isto é, no mundo marcadamente globalizado e regido pelo neoliberalismo. Não se trata de uma discussão ampla e generalista sobre educação, mas de uma exposição teórica, a partir de uma revisão bibliográfica, de como se delineia a formação docente a partir da influência econômica neoliberal na educação. O neoliberalismo ao reger o mundo atual coloca as suas bases em todas as esferas da sociedade e, no caso da educação, isso fica bem claro com a implantação de políticas educacionais financiadas por órgãos internacionais de gerenciamento econômico como, por exemplo, o Banco Mundial, dentre outros. Tais políticas visam implantar um conjunto de reformas na educação mundial e, neste conjunto, se enquadra a formação de professores. O docente, ao mesmo tempo, que é interpelado a ser atuante e competente, se vê desvalorizado enquanto agente educacional fundamental para a condução do futuro do mundo. Ao pensar a formação docente, propõe-se um profissional que, no século XXI, seja capaz de contribuir para a formação da plena cidadania e que seja, sobretudo, responsável, enquanto agente social, pela transformação da sociedade para que esta possa ter mais justiça, solidariedade, ética, igualdade entre todas as pessoas.