Este estudo tem como objeto de pesquisa trabalhar as questões que dizem respeito à educação que se gesta no meio dos movimentos sociais, especificamente o denominado Massacre de Ipatinga, e assim compreender de que modo esse acontecimento contribuiu para a formação e aprendizagem individual e coletiva da população da cidade. A pesquisa de campo se desenvolve junto a sete colaboradores que, envolvidos no meio educacional, nos movimentos sindicais e populares da região, tiveram conhecimento do conflito. O trabalho foi elaborado através de uma pesquisa qualitativa, amparada na fenomenologia. Ao estudar a fala dos depoentes, tendo como foco a pergunta geradora da pesquisa “O processo de luta ocorrido entre os trabalhadores e policiais de Ipatinga, em 1963, trouxe alguma contribuição para a formação e aprendizagem individual e coletiva?”, foi possível construir as categorias que direcionam o estudo proposto: Cidade de Ipatinga, Movimentos Sociais e sua Educabilidade, Usiminas (empresa) e Conflito de 1963.
Curso
Educação e Sociedade
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2008
Título
A educação que se gesta no meio dos movimentos sociais: trabalhadores de Ipatinga
Autor
CARVALHO, Aparecida Rodrigues de
Tipos de documento
Dissertação (mestrado)
Banca examinadora
Jader Janer Moreira Lopes; Maria Queiroga Amoroso Anastácio; Sebastião Rogério Góis Moreira; Sônia Maria Clareto; Rosa Maria Correa das Neves