Resumo
O presente trabalho buscou, através de pesquisa bibliográfica, demonstrar a importância da aplicação do lúdico no processo ensino-aprendizagem. O lúdico é um tema que tem conquistado espaço, cada vez mais, no campo educacional, objeto de estudo de muitos autores da área da educação e da psicologia. A palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Neste brincar estão incluídos jogos, brinquedos e brincadeiras, e é relativa também à conduta daquele que brinca que joga e que se diverte. É também uma importante ferramenta que desenvolve o potencial criativo, a motivação, habilidades cognitivas e sociais das crianças, além de contribuir para um ambiente escolar mais saudável para alunos e professores. É através do contato com o meio ambiente no qual o sujeito está inserido, que ele irá desenvolver suas capacidades intelectuais, por isso quanto melhor estruturado o meio, maior a possibilidade de desenvolvimento. Sabemos que a aprendizagem envolve todos os poderes, capacidades, potencialidades do homem, tanto físicos como mentais e afetivas, sendo não somente um processo de memorização ou o emprego dos conjuntos das funções mentais, pois todos estes aspectos são necessários. Então, para haver aprendizagem, os alunos devem divertir e sentir prazer, e o professor, que é um facilitador da aprendizagem, deve criar um ambiente que encoraje a sua participação responsável para alcançar metas desejáveis.