Este artigo intitulado A importância da disciplina positiva na Educação Infantil tratou de um tema discutido em diversos contextos na atualidade. Ele aborda a maneira positiva de lidar com o comportamento dos indivíduos, incluindo-os no meio social. Diante do exposto, coube investigar: Como ocorre o processo da disciplina positiva na Educação Infantil? Acredita-se que ela ocorre através do respeito e da compreensão, e isso ajuda a criança na construção de si. Neste caso, o professor mediador deverá estabelecer limites e regras. Esta pesquisa teve como objetivo: analisar o papel da disciplina positiva na construção da identidade com autonomia; identificar as formas utilizadas pelo professor para corrigir os maus comportamentos; verificar se o professor já aplica a disciplina positiva priorizando a inclusão da criança em seu meio e compreender a visão do professor sobre a disciplina positiva. O instrumento utilizado foi o questionário estruturado composto por 16 perguntas sendo 11 questões fechadas e 5 questões abertas. Foi realizado agendamento com a direção da escola, como primeiro contato, solicitando do diretor autorização para a realização da pesquisa. Posteriormente, foi enviado, via WhatsApp, o questionário utilizando o link do Google Forms para as professoras dos 1° e 2° Períodos. As respostas foram encaminhadas em um prazo de 7 a 10 dias. Após a coleta de dados, os resultados foram compilados, analisados e discutidos a partir das teorias dos autores Nelsen (2016), Soares et al. (2022), Crema e Golfiere (2021). A disciplina positiva ocorre através da comunicação afetiva, levando em conta a inclusão das crianças em seu meio. Portanto, constatou-se que a prática positiva está presente nas aulas, pois valorizam a socialização das crianças para resolver conflitos, utilizando-se do erro para que tenham novas oportunidades de mudanças.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2023
Título
A importância da disciplina positiva na Educação Infantil