A dor é considerada uma condição de difícil compreensão e multifatorial, a dor crônica (DC) é uma dor persistente ou que recorre por mais de 3 meses, persiste por mais de 1 mês após a resolução de uma lesão tecidual aguda ou acompanha uma lesão que não se cura. Atualmente, existe a necessidade de alterar o modelo tradicional do entendimento da DC e criar um modelo mais abrangente. Esse modelo é a base da Educação em Dor (END) que tem o objetivo de identificar as percepções, pensamentos e crenças do paciente a respeito da sua dor e auxiliá-lo nas suas modificações. Objetivo: Revisar a literatura a respeito da importância da END no tratamento da DC. Métodos: Estudo de revisão bibliográfica e análise crítica de trabalhos pesquisados eletronicamente em uma revisão sistemática e descritiva da literatura em abordagem teórico-metodológica qualitativa. Revisão de literatura: A dor pode ser considerada uma experiência subjetiva, sensorial e afetiva ou um fenômeno complexo e multifuncional, capaz de interferir no cotidiano do sujeito em sua vivência social e psicológica. Como uma condição de difícil compreensão, a dor é considerada multifatorial, definida pela International Association for the Study of Pain (IASP), como uma “experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão real ou descrita em tais termos”. A dor que persiste por longo tempo, deixa de ser considerada como sintoma de danos corporais e passa a ser classificada como uma doença crônica. Atualmente, vemos a necessidade de modificar o modelo tradicional do entendimento da dor crônica e recorrer à um modelo mais abrangente (biopsicossocial). Esse modelo é a base da Educação em Dor que tem o objetivo de identificar as percepções, pensamentos e crenças do paciente a respeito da sua dor e auxiliá-lo nas suas modificações. Considerações finais: A END é uma ferramenta útil, com boa aceitação pelos pacientes quando tomam conhecimento dos múltiplos aspectos que influenciam o fenômeno doloroso.
Curso
Fisioterapia
Cidade
Juiz de Fora - Granjas Betânia
Data
30 de dezembro de 2021
Título
A importância da educação em dor no tratamento das dores crônicas
Autor
SILVA, Rosiane Eli da
Tipos de documento
Artigo cientifico (graduação)
Banca examinadora
Luciana Araújo Guimarães; Anna Marcella Neves Dias