Devido à importância das atividades com finalidades lúdicas na Educação Infantil, este estudo teve como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas que vêm sido utilizadas pelos educadores da Educação Infantil através de atividades lúdicas e como específicos compreender o significado e a distinção entre o jogo e a brincadeira; conceituar o lúdico; analisar a visão de alguns teóricos a respeito do trabalho lúdico no desenvolvimento infantil; e estudar a contribuição dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil. Para tanto, foi utilizado um questionário semiaberto composto por 8 questões direcionadas a 10 educadores que atuam na Educação Infantil da rede pública de ensino de Ubá-MG, localizada na Zona da Mata Mineira. A realização deste estudo permitiu uma reflexão sobre o tema em voga e permitiu repensar sobre a importância do brincar sob a perspectiva lúdica na fase infantil e o motivo pelo qual deve-se criar oportunidades para a criança vivenciar de forma saudável as fases da infância. Sendo assim, a metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e uma pesquisa de campo que permitiu um embasamento teórico para as considerações finais. Conclui-se que as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da criança, sendo que tanto no âmbito escolar quanto em seu meio, faz-se necessário um mediador, pois a aprendizagem se torna significativa somente quando os conhecimentos constituídos socialmente têm um objetivo a ser alcançado para resultados positivos e inseridos na prática.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de junho de 2018
Título
A importância das atividades com finalidades lúdicas na Educação Infantil