O tema deste trabalho é a importância do brincar no cotidiano escolar das etapas de educação infantil, avaliando se o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças deste segmento se dá de maneira construtiva no processo de conhecimento. A pesquisa de cunho qualiquantitativo foi direcionada aos professores de oito escolas municipais de educação infantil da cidade de Ubá - Minas Gerais, através da aplicação do instrumento de pesquisa, um questionário semi-aberto contendo quatorze questões de múltipla escolha. Inicialmente levantou-se as seguintes hipóteses: o brincar tem a todo momento intencionalidade ou não; o professor deve respeitar o momento introspectivo do aluno, do brincar solitário; o ato lúdico permite a criança criar referências e o que deve ser considerado pelo professor no contexto geral. Um dos referenciais utilizados foi Vygotsky, o qual acredita que a brincadeira é uma atividade social para a criança, e por meio desta, adquire elementos básicos para a construção de sua personalidade. Após a coleta de dados e análise chegou-se a conclusão que as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento da imaginação, da criação e socialização, pois a criança enquanto brinca desenvolve de forma subjetiva funções tanto motoras quanto intelectuais e além disto, através do brincar em grupo aprende a respeitar regras e aceitar diferenças.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2013
Título
A importância do brincar nas escolas específicas de Educação Infantil do município de Ubá-MG.
Autor
ROCHA, Michelle de Paula | COELHO, Nathany Rodrigues | CASAL, Franciele Fernandes