A presente pesquisa dedicou-se a investigar a importância do desenvolvimento psicoemocional de crianças nas escolas da rede municipal de ensino do municipio de Ubá. A população inserida integra as crianças de zero a três anos de idade. Partindo do seguinte questionamento: De que forma as habilidades de andar, falar, e pensar interferem na aprendizagem no desenvolvimento infantil? Acredita-se que essas habilidades influenciam na aprendizagem da criança desenvolvendo emoções no processo cognitivo. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do desenvolvimento infantil em duas escolas da rede municipal de Ubá, Minas Gerais e especificamente, compreender o desenvolvimento infantil a partir do pensamento de Wallon sobre a emoção e a sua contribuição para o desenvolvimento escolar; perceber a partir do andar, falar e pensar como essas habilidades facilitam e estimulam o processo de aprendizagem do indivíduo; verificar se as atividades praticadas são adequadas para o desenvolvimento infantil. A pesquisa de cunho qualitativo utilizou como instrumento metodológico um questionário aplicado individualmente e respondido pelos professores no próprio local de trabalho. Os resultados obtidos apontaram que as habilidades andar, falar e pensar são uma influência relevante para o processo de desenvolvimento escolar. Constatou-se que o processo de aprendizagem a partir das habilidades andar, falar e pensar primeiramente se desenvolve a emoção, pois é através dela que a criança se prepara para se aprimorar como um ser cognitivo e social.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de outubro de 2015
Título
A importância do desenvolvimento psicoemocional na educação infantil nas escolas da cidade de Ubá