Resumo
O jogo em sala de aula traz inúmeros benefícios, tanto para o professor como estratégia de ensino, quanto para o aluno que aprende enquanto joga. Além do ensino da matemática, o jogo também contribui para formação de um sujeito crítico, desenvolve também autonomia, tornando um sujeito ativo. Considerado por muitos apenas como um meio de diversão, pode transformar um ambiente descontraído em aprendizagem. Neste sentido, este estudo buscou analisar como os jogos estão sendo utilizados pelos professores na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino da matemática, identificando quais as metodologias e os tipos de jogos são mais empregados. Ainda, buscou destacar quais as vantagens de sua utilização para a aquisição do conhecimento matemático. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, que consiste na análise de resultados de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como por exemplo, através de artigos científicos. Para a coleta de dados, foi escolhido o portal de Periódicos da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, sendo o critério de busca definido pela seleção de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos, sendo selecionados 10 destes tendo em vista a proximidade com os objetivos. Pôde-se constatar que os jogos têm sido utilizados como metodologia de ensino afim de proporcionar um momento de ensino/aprendizagem significativo. Além de contribuir no processo de aquisição do conhecimento matemático, também colabora na socialização dos alunos e o professor e entre os próprios alunos, favorece o respeito às regras definidas pelo jogo, e raciocínio lógico no momento em que investigam estratégias variadas para vencer quando jogam. Portanto é de extrema importância que o professor compreenda que no ensino matemático o trabalho com a teoria e prática devem sempre estar relacionadas.
Palavras-chave: Jogos. Matemática. Lúdico. Educação Infantil. Ensino Fundamental.