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A incidência de bullying entre alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais da zona urbana de Ubá – MG
Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos alunos a respeito do bullying nas turmas de 5º ano das escolas municipais da zona urbana de Ubá-MG e, especificamente, a percepção sobre o bullying no contexto escolar, identificando as principais ações das vítimas e dos vitimados e avaliando as ações dos profissionais da educação quanto a esse fenômeno no ambiente escolar. Para tanto, foi utilizado questionário proposto por Moura e Abranches (2015, adaptado de OLWEUS, 1993), destinado a uma escola da rede municipal de Ubá – MG, tendo 95 crianças participantes, sendo 36 do sexo masculino e 59, feminino. Os resultados apontam que o maior número de agressores está entre as meninas, e o de vítimas, entre os meninos. Ao observar o incômodo das crianças ao presenciarem cenas de violência e cometerem esses atos, pode-se dizer que há crianças que assumem ser violentas com as outras, pois, mesmo não contando sobre o fato a alguém, é possível que o fenômeno seja identificado por meio dos agressores e testemunhas, ou mesmo pelo comportamento apresentado pelas crianças vitimizadas. A atenção dos sujeitos da comunidade escolar precisa estar em consonância com a presença do bullying nas turmas do 5º ano do ensino fundamental dessa escola.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de julho de 2017
Título
A incidência de bullying entre alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais da zona urbana de Ubá – MG