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A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular das escolas publicas estaduais em uma cidade da Zona da Mata Mineira.
Este artigo resulta de uma pesquisa realizada em escolas públicas estaduais em uma cidade de Minas Gerais, cujo objetivo foi identificar as dificuldades dos professores do ensino fundamental em relação à inclusão na rede regular de ensino, previsto na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Foi realizado em um período de três meses com observação direta extensiva, com aplicação de questionários com questões objetivas em quatro escolas. Participaram da pesquisa quatorze professores. Os resultados indicaram que a maioria das escolas e os professores pesquisados não estão preparados para inclusão, bem como a falta de compreensão sobre as necessidades educacionais encontradas em sala de aula. Observou-se também a necessidade de criar estratégias específicas na formação dos professores como curso de capacitação e formação continuada, para o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. Constatou-se que a presença de aluno com necessidades especiais em salas regulares acescenta na aprendizagem e na socialização. Pôde-se concluir que a implementação da inclusão requer maior preparo das escolas e dos profissionais da edução para esta nova realidade.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2013
Título
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular das escolas publicas estaduais em uma cidade da Zona da Mata Mineira.
Autor
ANDRADE, Cecília Cordeiro de | SOUZA, Greiziane Paula | FERRAZ, Letícia da Silva Ferraz