Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > A inclusão e o aprendizado de alunos com tdah nas salas de aula de uma escola pública da rede municipal de São João Nepomuceno – MG.
A inclusão e o aprendizado de alunos com tdah nas salas de aula de uma escola pública da rede municipal de São João Nepomuceno – MG.
As escolas sempre foram consideradas como sendo espaços de desenvolvimento, de aprendizagem de vários conteúdos e de formação de cidadãos capazes de se colocar no seu conjunto social de forma natural e competente. Contudo, o desenvolvimento dessa sociedade, principalmente nas últimas décadas, tem declarado que esse papel destinado à escola se tornou um processo muito complicado devido às mudanças sofridas pelas famílias e, por conseguinte, pela sociedade como um todo. O padrão educacional que avaliava adequado professor ensinar porque é possuidor do conhecimento e aluno aprender porque é sua obrigação já não pertence mais a formatação de sociedade que vivemos hoje. Este estudo visa pesquisar sobre os processos de ensino e aprendizagem de alunos com TDAH e como se dá sua inclusão na sala de aula de uma Escola Pública da rede Municipal de São João Nepomuceno- MG. Para alcançar o objetivo constituído será realizada uma pesquisa buscando conhecer as características principais do TDAH, bem como entender como são as perspectivas de ensino e aprendizado de alunos com TDAH na rede pública de São João Nepomuceno –MG, possibilitando também compreender a legislação brasileira para a inclusão de alunos com TDAH na educação brasileira e as principais dificuldades vividas por alunos e professores no atendimento de alunos com TDAH na escola. Este estudo é classificado como sendo de natureza hipotética e dedutiva e de método dialético. A abordagem e o caráter são classificados como qualitativos e explorarão aspectos relacionados ao TDAH e seu processo de inclusão em salas de aula de uma escola regular. Quanto a pesquisa bibliográfica, serão utilizados artigos pesquisados através das bases de dados “Scielo”, “ePeriodicos”, além de sites de universidades renomadas que apresentam estudos que estão de acordo com o tema abordado nesta pesquisa. Muito ainda é preciso pesquisar para se ter um conhecimento maior da realidade vivida ao nosso redor, mas este estudo trouxe condições de percebermos que as escolas precisam buscar formas de incluir os alunos com TDAH considerando não apenas seu comportamento, não o rotulando como bagunceiro, indisciplinado, desatento, mas o acolhendo de uma maneira que faça com que ele se sinta bem e com vontade de aprender.
Curso
Pedagogia
Cidade
São João Nepomuceno
Data
30 de novembro de 2021
Título
A inclusão e o aprendizado de alunos com tdah nas salas de aula de uma escola pública da rede municipal de São João Nepomuceno – MG.
Autor
MAGALHÃES, Daiane Presley dos Santos; JESUS, Luís Henrique Gomes de