As crianças com transtorno do espectro autista podem ter dificuldades no contexto escolar, tanto no que diz respeito à aprendizagem em si, como, também, na relação com os demais indivíduos. A variabilidade de graus de funcionamento e características típicas do transtorno impossibilita a criação de um procedimento único para incluir essas crianças, sendo necessário avaliar cada caso e construir um plano específico para cada sujeito. Desta maneira, tornam-se necessários estudos que orientem as ações dos profissionais que lidam com essas crianças, auxiliando, também, na criação de ferramentas para o objetivo da inclusão. Buscou-se falar sobre a importância e benefícios da inclusão escolar de crianças com autismo, assim como, fornecer informações relevantes aos profissionais da educação acerca do transtorno, mostrando a importância de profissionais preparados para lidarem com estas crianças. Apresentou-se como o método da Instrução Programada, baseado nos princípios teóricos da Análise do Comportamento, é aplicado no processo inclusivo da criança autista. A partir do levantamento bibliográfico, constatou-se pouco material publicado na área de inclusão, evidenciando a necessidade de pesquisas no campo da inclusão escolar de crianças com autismo. Concluiu-se que para o processo inclusivo ser eficiente é necessário respeitar as especificidades de cada criança, apresentando atividades adaptadas e intervenções que visem seu desenvolvimento social e educacional. Portanto, é de extrema importância que os profissionais que atuarão nesse contexto sejam preparados e orientados, tanto no que diz respeito ao transtorno quanto ao processo inclusivo em si.
Curso
Psicologia
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2014
Título
A inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista
Autor
PUIATI, Gabriel Felipe Bertolucci
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Karina Aparecida Coelho Otoni; Ana Letícia Camargos; Esther de Matos Ireno Marques