Resumo
O presente artigo teve como objetivo principal discutir o processo histórico de inclusão de crianças com TEA. As escolas tem um desafio na atualidade de se constituírem em espaços inclusivos, exercendo uma atuação reflexiva e crítica, se tornando comprometida socialmente em garantir a aprendizagem e o desenvolvimento para todos os alunos. Ainda se vivencia um momento histórico de transformação para uma inclusão capaz de acolher todas as diferenças, onde o preconceito ainda é uma grande barreira a ser enfrentada. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa através de uma revisão bibliográfica. Constatou-se que a legislação foi importante na conquista da concretização da educação inclusiva, uma vez que ela garantiu o acesso à educação para todos. A inclusão escolar consiste num requisito para a universalização do ensino de qualidade para todos e a Psicologia é convidada a dar a sua contribuição como ciência comprometida com a promoção dos Direitos Humanos. Conclui-se que o processo de inclusão escolar possui diversos obstáculos, para sua efetivação é necessária uma participação ativa das escolas, dos pais, profissionais da área de saúde e sociedade como um todo. É fundamental a atuação de uma equipe multidisciplinar com presença de um psicólogo, maior investimento na adequação dos recursos pedagógicos, na capacitação de professores, na conscientização sobre como lidar e no acolhimento das famílias.