Este trabalho desenvolve um projeto de Comunicação e Marketing para as Residências Terapêuticas de Barbacena (MG). O objetivo do projeto está em desenvolver uma campanha publicitária de um documentário com o intuito de conscientizar as pessoas da importância da luta antimanicomial e a quebra de estigmas da sociedade relacionados aos doentes mentais e o passado do tratamento psiquiátrico em Barbacena (MG). Nos dias de hoje, os novos modelos de tratamento psiquiátrico vigentes, priorizam o respeito, a liberdade, as vontades e os limites de cada residente. Para alicerçar teoricamente este trabalho, foram eleitos os conceitos de Marketing Social, Crossmedia, Produção Cultural, Lei Paulo Delgado e Cinema Documental. O documentário mostra a rotina dos moradores das residências terapêuticas e depoimentos dos residentes, cuidadoras, psicólogos e os responsáveis pelas casas, em formato de vídeo. A proposta é que o vídeo seja veiculado na internet e exibido no Festival da Loucura em Barbacena (MG). O documentário será divulgado nas redes sociais, com o intuito de aumentar a visibilidade do projeto. Espera-se que este trabalho contribua com a discussão sobre o Marketing Social e a luta antimanicomial na sociedade.
Curso
Publicidade e Propaganda
Cidade
Barbacena
Data
9 de dezembro de 2021
Título
A Luta Antimanicomial em Barbacena: um novo horizonte através das Residências Terapêuticas
Autor
SANTOS, Ana Cristina Puygcerver; CABRAL, Anna Luiza Rosa; SILVA, Germânio Eustáquio da; FRANCO, Marina dos Santos; SILVA, Pablo Henrique da Costa
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Felipe Alvim Quinet de Andrade; Alexandre Augusto da Costa; Henrique Moraes Kopke