Resumo
O presente trabalho é o resultado da análise das relações entre as concepções de Matemática assumidas pelas professoras das séries iniciais do ensino fundamental e suas práticas em sala de aula. Participaram deste trabalho quatro alunas que cursavam, na época da pesquisa, o sexto período de um curso Normal Superior, sendo que cada uma lecionava em uma série desse nível de ensino. Através de entrevistas as professoras falaram de suas experiências com a Matemática na escola, ainda alunas, revelando a maneira como construíram sua concepção a respeito dessa disciplina, e como conduzem suas aulas como professoras, ou seja, quais estratégias utilizam para facilitar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática para os seus alunos. Também foram realizadas observações em salas de aula para observar a maneira como as professoras conduzem suas aulas e quais os recursos que utilizam para ensinar. Assim, foi possível fazer um paralelo entre as falas e as respectivas práticas e, em seguida, discutir a maneira como as concepções interferem nessas práticas ao ensinar matemática. O discurso das professoras mostrou uma dificuldade considerável das mesmas no que se refere à Matemática. Identificaram alguns momentos da vida escolar que contribuíram para que esta dificuldade se configurasse como uma concepção negativa. Também apontou a visão que as mesmas têm da maneira como esta ciência deve ser ensinada na escola. No entanto, as observações revelaram um distanciamento entre o discurso e a realidade da sala de aula. Enquanto as falas enfatizavam as necessidades cotidianas dos alunos como meio para conduzir as situações de aprendizagem, na prática isto não ocorria. Diante disso, percebemos que as professoras vêem a Matemática como uma ciência que acompanha o homem em suas necessidades, mas como ciência pronta e acabada, que não deve ser questionada. Nesse sentido, os cursos de formação das professoras das séries iniciais podem contribuir para que estas tomem consciência da realidade do ensino de Matemática e possibilitar-lhes uma formação capaz de transformar suas práticas docentes.