A música é uma arte que sempre esteve presente na vida das crianças. Apesar de ser vista por muitos como apenas um momento de recreação, a mesma tem sido cada vez mais utilizada como um instrumento pedagógico nas aulas de educação infantil. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar a percepção de professores do 1º e 2º períodos da Educação infantil sobre a inserção da música e sua contribuição para a formação integral da criança. A pesquisa, com abordagem qualitativa, utilizou questionário, adaptado de Gonçalves, Silveira e Toledo (2013), composto por vinte e uma questões fechadas, destinado a sete docentes de uma instituição pública de Ubá - MG. Os resultados apontam que, na percepção docente, a música é utilizada por cinco participantes, destacando que ela oportuniza a comunicação verbal, visual e corporal, mantém os alunos animados e motivados, apesar de seis docentes registrarem que não tiveram formação musical para atuar com esse componente pedagógico, sendo esse um dos principais desafios relatado. Sugere-se a capacitação docente para atuar com a música no ambiente escolar, considerando a importante contribuição dela para que o processo de ensino-aprendizagem seja lúdico, criativo e crítico para a formação integral das crianças.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de junho de 2022
Título
A música como instrumento no processo de ensino-aprendizagem de crianças na Educação Infantil