Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > A pedagogia afetiva na prática dos professores como fomentadora da aprendizagem e do desenvolvimento de relações sociais nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
A pedagogia afetiva na prática dos professores como fomentadora da aprendizagem e do desenvolvimento de relações sociais nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Este estudo propõe debater a prática afetiva em sala de aula e sua influência no processo de ensino e aprendizagem e na formação integral do sujeito. Esta pesquisa objetiva demonstrar a importância da pedagogia afetiva na prática dos professores, como fomentadora da aprendizagem, interferindo no desenvolvimento intelectual e nas relações sociais dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Baseada em fatores biológicos e psicológicos, trata-se de reafirmar a prática afetiva como primordial em sala de aula, visto que pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem e a promover a interação social. Os principais autores deste estudo bibliográfico são Paulo Freire, Henry Wallon, Jean Piaget, Celso Antunes e Sérgio Leite. Essa análise será feita através de uma pesquisa de natureza básica, com uma abordagem dialética e hipotético dedutiva, de caráter qualitativo e exploratório. Com bases nos estudos dos autores mencionados, observa-se uma consonância em relação ao tema estudado, afirmando que a prática da afetividade na sala de aula contribui exponencialmente em todas as dimensões do desenvolvimento humano. Permite-se concluir, portanto, que a afetividade é de extrema relevância e fundamental para que professores e alunos alcancem êxito no processo de formação integral do ser.
Curso
Pedagogia
Cidade
São João Nepomuceno
Data
30 de dezembro de 2021
Título
A pedagogia afetiva na prática dos professores como fomentadora da aprendizagem e do desenvolvimento de relações sociais nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental