A presente pesquisa tem como tema a percepção docente sobre a literatura na educação infantil. A pesquisa foi realizada em três escolas, sendo duas municipais e uma da rede privada, localizadas na cidade de Ubá – MG, na Zona da Mata Mineira. Para analisar os fatos, propôs-se verificar qual é a percepção docente sobre a influência da literatura infantil no processo de aprendizagem do aluno na pré-escola. Acredita-se que a literatura infantil é utilizada de forma trivial, por alguns professores, como forma de ocupar o tempo da aula com uma atividade que não tenha objetivo definido. Nesse sentido, os objetivos foram: averiguar se a literatura infantil está presente nas aulas; verificar como ocorre a utilização da literatura infantil no cotidiano da escola; identificar quais recursos literários o professor utiliza e citar quais contribuições a literatura infantil pode proporcionar para as crianças. A pesquisa de abordagem qualitativa se efetivou através da coleta de dados por um questionário estruturado, elaborado no Google Forms e enviado por WhatsApp, contendo vinte questões. Participaram da pesquisa um total de dez professoras que atuam no primeiro e segundo períodos da educação infantil. A análise dos dados foi realizada com base em autores da área da Literatura Infantil, como Brasil (2017), ULBRA (2009) e Abramovich (2002). Os resultados indicaram que os docentes reconhecem a literatura infantil como um recurso pedagógico importante para o desenvolvimento da criança, aplicam esse recurso de forma adequada e utilizam vários meios para a contação de histórias. Os resultados obtidos indicam que a literatura infantil favorece o aluno no desenvolvimento da oralidade, o possibilita experimentar diferentes emoções e amplia sua criatividade e imaginação.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2023
Título
A percepção docente sobre a literatura na educação infantil