Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > A percepção dos professores sobre a relação entre familia – escola nas intituições privadas da cidade de Visconde do Rio Branco – MG
A percepção dos professores sobre a relação entre familia – escola nas intituições privadas da cidade de Visconde do Rio Branco – MG
Este estudo possui importância devido as necessidades das escolas de Visconde de Rio Branco – MG decorrente da ausência dos pais. O desenvolvimento da criança é fortemente condicionado pelos dois principais contextos em que esta cresce e se desenvolve, que são a família e a escola. Portanto, com este estudo, pretende-se valorizar o trabalho da escola e mostrar para às famílias as dificuldades e os empecilhos que existem no processo de ensino-aprendizagem, pois há fortes indícios de que ambientes familiares mais estimulantes contribuem para aumentar as chances de sucesso no desempenho escolar das crianças. Este trabalho se desenvolve através de uma pesquisa aplicada e qualitativa quanto à forma de abordagem do problema. A pesquisa é descritiva realizada através de um levantamento de dados, onde 48 professores da rede privada da cidade de Visconde Rio Branco – MG avaliaram a qualidade da participação da família na escola e a interação entre pais e professores além das influências na qualidade de aprendizagem, houve a análise dos questionários aplicados bem como discussão dos resultados com base no estudo da bibliografia relacionada. Todas as escolas procuradas aceitaram participar do desenvolvimento desse trabalho compartilhando as situações e características do seu ambiente de trabalho. Dos 48 professores do setor de ensino privado pesquisados, a grande maioria é jovem do sexo feminino com pretensões de aperfeiçoamento acadêmico. Todos os entrevistados conhecem família dos membros do corpo discente e reconhecem a importância desta no processo ensino-aprendizagem, afirmando que a escola apoia e valoriza a participação dos pais dos alunos nas atividades promovidas. Nas formas de interação entre família e escola o dever de casa e as reuniões de pais mostraram-se os principais meios de ligação entre as partes envolvidas; mas deve-se salientar que é necessário muito mais do que se vê no momento atual. Para que ocorra o fortalecimento da educação é necessária a contribuição de três importantes pilares da educação: família, escola e aluno.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2013
Título
A percepção dos professores sobre a relação entre familia – escola nas intituições privadas da cidade de Visconde do Rio Branco – MG
Autor
VIERA, Thayane Roberta | JORGE, Yara Cristina Ferraz