Resumo
A pesquisa faz uma análise da percepção dos professores sobre o processo avaliativo do1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I na cidade de Piraúba/MG. Assim instaura-se a seguinte problemática: qual é a percepção dos professores sobre o processo avaliativo do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I do Município de Piraúba-MG? Acredita-se que a percepção dos professores sobre o processo avaliativo seja de empregar este instrumento em alguns momentos como forma de punição e exclusão, negligenciando a utilização do mesmo como mediador da aprendizagem e crescimento dos alunos. Portanto, o objetivo do presente estudo é analisar a percepção dos professores sobre o processo avaliativo. Este trabalho obteve uma abordagem qualitativa, utilizando-se de observação não participante, através da aplicação de entrevista semiestruturada. A população foi constituída por professoras do 1º ao 5º ano de duas escolas da rede municipal de ensino do município de Piraúba/MG. As professoras que fizeram parte da pesquisa foram delimitadas por meio de amostragem, abrangendo cinquenta por cento (50%) da população dirigida. A partir da análise realizada, os resultados mostraram que a grande maioria das docentes apresenta uma postura consciente e consistente teoricamente no que tange ao objetivo fim da avaliação, uma vez que entendem ser este instrumento parte do cotidiano escolar, e para tanto deve ser utilizado como forma de auxílio e assistência, a fim de promover um planejamento de qualidade, partindo das necessidades dos alunos. Além disso, o grupo em análise ressalta que a avaliação deve ser contínua. Salienta também sobre o valor dos diversos instrumentos avaliativos, assim como apresentaram a importância do erro, pois é muitas vezes através deles que é possível discernir os avanços e os retrocessos, e as especificidades de cada aluno, considerando a diversidade. Logo a concepção do processo avaliativo é voltada para algo essencial à docência, refletindo sobre as diversas ações tanto do docente quanto do discente, podendo cada vez mais reproduzir novas ações. Reconheceu-se, portanto, nesta pesquisa, que o processo avaliativo é uma prática voltada para uma aprendizagem significativa, na sua maior parte e diagnóstica em sua minoria, pois todas as entrevistadas aproximaram-se mais de uma avaliação com o intuito de suprir os erros dos alunos e ajudá-los a superá-los, porém tendem a empregar em sua minoria uma avaliação tradicional.