Resumo
O presente trabalho teve como objetivo principal tratar da prática das relações interpessoais em uma Instituição Pública pertencente à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, por meio do estudo dos quatro pilares que sustentam as relações interpessoais, ou seja, motivação, liderança, comunicação e percepção. Inicialmente procurou-se resgatar os principais aspectos presentes na contemporaneidade, relacionados aos primórdios por meio das seguintes teorias da administração: Administração Científica, de Fredreick W.Taylor, das Relações Humanas, de Elton Mayo e, da Burocracia, de Max Weber. Com esse resgate, buscaram-se evidências de como os pilares que suportam as relações interpessoais apresentavam-se na época auge dessas teorias. Procurou-se também entender a evolução do serviço público do período do “Patrimonialismo” até a “Administração Pública Gerencial”. Foi possível identificar que é a teoria burocrática o embasamento do serviço público, mas que se comparada com a definição empregada por Weber no momento de sua criação com o que vem sendo empregado nas Instituições Públicas é perceptível a distorção, pois suas limitações são vistas como a teoria em si, ou seja, a morosidade, o excesso de regras e a rigidez em que a estrutura organizacional se torna, são apenas suas falhas. O serviço público é um ramo que faz parte da realidade de qualquer cidadão sendo um campo que merece destaque e pesquisas visando identificar os pontos de melhoria. Para tanto, no presente estudo adotou-se como metodologia, uma pesquisa de caráter exploratório, pois este tipo de pesquisa proporciona uma visão melhor do contexto do problema a ser estudado, optando-se por uma amostra pequena e por expectar que sirva de estímulo para pesquisas futuras. Como método foi utilizado a pesquisa de campo aplicando como instrumento de coleta de dados um questionário, o qual procurou identificar dentre os pilares das relações interpessoais qual deles merece maior atenção na Instituição Pública pesquisada. Os resultados obtidos foram interessantes, uma vez que a expectativa era de que a motivação fosse o pilar que necessitaria de maior atenção. Mas, como em termos de gestão pública nada é previsível, o pilar apontado pelos respondentes da Instituição em estudo foi o fator liderança. Outro ponto de destaque foi a questão sobre as mudanças que os respondentes gostariam que acontecessem no serviço público. Nesse momento, inúmeras sugestões foram apontadas, desde a mudança no processo de escolha do líder até a redução da burocracia no dia-a-dia que sob a ótica dos respondentes, emperra e dificulta a execução de seu trabalho. Finalmente, o referencial teórico associado aos resultados da pesquisa empírica, permitiu considerar os propósitos do presente estudo.