O presente estudo buscou compreender como ocorre a relação entre professor e aluno e a afetividade em sala de aula. Hipoteticamente, acredita-se que o afeto tem grande influencia no processo ensino aprendizagem, pois quando o aluno se sente acolhido se desenvolve melhor. Porém, não se quer dizer com isso, que o professor seja o único responsável pelo sucesso ou insucesso do aluno durante sua vida escolar, mas sim que o seu papel é fundamental, seja como pessoa ou como profissional. Tem-se como objetivo, compreender se a relação afetiva entre professor e aluno em sala de aula interfere no processo ensino aprendizagem. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, aplicada e descritiva, e foi realizada em quatro escolas de Ensino Fundamental I da Rede Estadual de ensino de Ubá-MG. Para a coleta de dados utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário semiaberto direcionado avinte professores. Os resultados indicam que a relação de afetividade entre professor e aluno consegue romper com as barreiras do dia-a-dia, contribuindo para que a aprendizagem ocorra pautada na motivação, no prazer e se torne
desta forma mais significativa para o aluno.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de setembro de 2016
Título
A relação professor-aluno e a afetividade em sala de aula