Hoje vive-se um mundo globalizado, cheio de inovações tecnológicas, com novas formas de comunicação, em que as relações interpessoais se estreitam pelas facilitações tecnológicas, o consumo não poderia ter ficado de fora, já que este aumenta a cada ano. Marketplace é uma palavra da língua inglesa, que significa em tradução literal algo como lugar de compras, no caso em questão, nada mais é do que os locais virtuais onde ocorre o comércio entre os vendedores e compradores. Existem algumas questões que devem ser levadas em conta, que são as definições de e-commerce, marketplaces e lojas virtuais. O e-commerce é o todo, seu nome também vem da língua inglesa, que significa comércio eletrônico, ele é o todo. Já as lojas virtuais e marketplaces são parte do e-commerce. Estes dois são modelos de negócios diferentes. O marketplace é como um shopping online, enquanto a loja virtual é apenas uma loja na internet, um site específico. Embora os marketplaces fazem acreditar que não tem responsabilidade sobre os produtos ou serviços comercializados, induzindo o consumidor ao pensamento de que figuram apenas como intermediadores da operação comercial, não passa de algo equivocado, principalmente nos casos em que há remuneração direta ou indireta quando da venda dos produtos através dos seus canais eletrônicos, ou mesmo cobrar pelo anúncio, o que os torna partes integrantes da relação consumerista.
Curso
Direito
Cidade
Barbacena
Data
4 de julho de 2023
Título
A responsabilidade dos marketplaces nas relações de consumo
Autor
MENEZES, Daniel Welton Pereira
Tipos de documento
Artigo cientifico (graduação)
Banca examinadora
Maria Aline Araújo de Oliveira Geoffroy
Débora Maria Gomes Messias Amaral
Lucas de Souza Garcia