Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > A seletividade do sistema penal, o populismo penal midiático face a princípio constitucional da não culpabilidade
A seletividade do sistema penal, o populismo penal midiático face a princípio constitucional da não culpabilidade
SOARES, Keyla Dias
Orientador: Luis Fernando Alves da Silva.
Banca examinadora: Luis Fernando Alves da Silva, Glays Marcel Costa, Rossana Cussi Jerônimo.
Resumo:
Trata-se de um estudo acerca do fenômeno conhecido como populismo penal midiático, que nada mais é do que um discurso expansionista do direito penal, realizado pela mídia, onde se reclama por leis penais mais severas e se propõe a relativização dos direitos e garantias constitucionais. A mídia atua acusando, julgando e condenando, desprezando por completo o princípio da não culpabilidade. Pauta-se em um processo penal midiático que viola princípios constitucionais intrínsecos ao Estado Democrático de Direito. As imagens difundidas pela mídia refletem uma criminalidade tradicional, formada por pessoas de classes sociais baixas e dadas a práticas dos crimes mais comuns. Não por acaso a clientela selecionada pelo sistema penal é a mesma exibida pelos meios de comunicação em massa. Assim, o populismo penal midiático juntamente com a seletividade do sistema penal encontra o apoio de uma população desinformada, tomada pela constante sensação de insegurança proporcionada pela própria propagação ininterrupta de imagens e textos violentos.
Palavras-chave: Populismo penal midiático. Seletividade do sistema penal. Princípios constitucionais. Mídia.
Trata-se de um estudo acerca do fenômeno conhecido como populismo penal midiático, que nada mais é do que um discurso expansionista do direito penal, realizado pela mídia, onde se reclama por leis penais mais severas e se propõe a relativização dos direitos e garantias constitucionais. A mídia atua acusando, julgando e condenando, desprezando por completo o princípio da não culpabilidade. Pauta-se em um processo penal midiático que viola princípios constitucionais intrínsecos ao Estado Democrático de Direito. As imagens difundidas pela mídia refletem uma criminalidade tradicional, formada por pessoas de classes sociais baixas e dadas a práticas dos crimes mais comuns. Não por acaso a clientela selecionada pelo sistema penal é a mesma exibida pelos meios de comunicação em massa. Assim, o populismo penal midiático juntamente com a seletividade do sistema penal encontra o apoio de uma população desinformada, tomada pela constante sensação de insegurança proporcionada pela própria pela propagação ininterrupta de imagens e textos violentos.
Curso
Direito
Cidade
Uberaba
Data
31 de janeiro de 2014
Título
A seletividade do sistema penal, o populismo penal midiático face a princípio constitucional da não culpabilidade
Autor
SOARES, Keyla Dias
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Luis Fernando Alves da Silva, Glays Marcel Costa, Rossana Cussi Jerônimo.