Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que tem como objetivo central analisar a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil em uma escola pública de Dona Euzébia-MG. Especificamente, Identificar a percepção docente acerca de como os jogos e brincadeiras contribuem para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, verificar a periodicidade com que os jogos e brincadeiras são propostos, analisar como os alunos correspondem à utilização dos jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem e identificar quais jogos e brincadeiras são mais comumente utilizados pelo professor em sala de aula. Tal pesquisa, classificada como aplicada, qualitativa, descritiva e empírica, utilizou-se de questionário composto por dezoito questões fechadas, o qual foi encaminhado a nove professoras que atuam no processo de escolarização, acompanhado de duas vias de "Termo de consentimento" (foram agendados cinco dias para recebimento dos documentos devidamente assinados). Nos resultados coletados, todas os participantes afirmam utilizar jogos e brincadeiras em suas práticas pedagógicas. Seis delas registram não ter um “Cantinho Pedagógico” em sua sala de aula e seis professoras não informam a periodicidade de utilização desse espaço. As três docentes que afirmam ter esse “cenário lúdico”, citam bonecos, livros de história, jogos de encaixe e de mesa, máscaras e brinquedos diversos para a composição do mesmo. Todas as docentes afirmam planejar atividades fora da sala de aula e seis delas citam que essas vivências são executadas à escolha dos alunos. Vale destacar que atualmente recomenda-se que os jogos e brincadeiras estejam inseridos no contexto educacional no ambiente escolar, visando a construção do conhecimento de forma lúdica e criativa para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2022
Título
A utilização dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil.