A relação família-escola na contemporaneidade é considerada um componente importante para o rendimento escolar do aluno em seu processo de aprendizagem. Hipoteticamente, acredita-se que a família é de grande importância no processo de aprendizagem do aluno, e que a relação família-escola deve ser constante. Diante do exposto investiga-se: de que forma a família pode influenciar no processo de aprendizagem dos alunos. Tendo como objetivo analisar a visão do aluno de escola pública e particular, sobre a importância da família no processo de aprendizagem, bem como identificar se a família participa do processo de aprendizagem do aluno, comparar o rendimento escolar dos alunos das duas redes de ensino, verificar o rendimento dos alunos em relação ao apoio familiar e retratar o nível social dos alunos das duas redes de ensino. Para a realização da pesquisa, utilizou-se de questionário como instrumento de investigação. A pesquisa foi realizada em duas escolas da cidade de Ubá, Minas Gerais, sendo uma periférica da Rede Municipal de Ensino e a outra central da Rede particular de ensino. Os participantes desta pesquisa – alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I permitiram a aquisição de dados para análise e discussão tornando visível que a presença e o acompanhamento familiar são fatores essenciais para o sucesso da aprendizagem.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de junho de 2017
Título
A visão do aluno sobre a importância da família no processo de aprendizagem.