Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Acidentes com crianças no município de Conselheiro Lafaiete, MG, e infância e cuidados na ótica de suas mães: estudo de caso a partir de duas unidades de saúde.
Acidentes com crianças no município de Conselheiro Lafaiete, MG, e infância e cuidados na ótica de suas mães: estudo de caso a partir de duas unidades de saúde.
O objetivo desta dissertação foi conhecer as características de acidentes com crianças de 0 a 6 anos, no Município de Conselheiro Lafaiete, MG, entre julho e setembro, 2008, e por uma abordagem qualitativa, compreender os cuidados na infância, na ótica de responsáveis por crianças acidentadas deste município. Para realização da pesquisa empírica que representou o exame de documentos médicos em duas unidades de saúde do município e a entrevista a seis mães de crianças acidentadas na cidade, buscou-se fundamentação teórica em Kramer (2001) e Drago (2007), estudiosos da infância do campo da educação, entre outros, e em Blank (2005) e Filócomo et al. (2002), que no campo da saúde, têm se dedicado ao tema dos acidentes infantis. Os resultados apresentam as características dos acidentes estudados segundo idade; sexo; idade e sexo combinados; tipos de acidentes; tipo de acidente mais freqüente, com os referidos agentes e ambiente mais freqüente em que ocorreram os acidentes. A perspectiva das mães entrevistadas também fez parte da pesquisa e foi apresentada com o significado interpretado a partir das falas. Esta pesquisa permitiu uma reflexão sobre o significado que se dá entre mães, entre profissionais e nos campos da educação e da saúde sobre infância, cuidado, prevenção de acidentes e promoção da saúde.
Curso
Educação e Sociedade
Cidade
Barbacena
Data
20 de novembro de 2008
Título
Acidentes com crianças no município de Conselheiro Lafaiete, MG, e infância e cuidados na ótica de suas mães: estudo de caso a partir de duas unidades de saúde.
Autor
FRANCO, Luciano José Vieira
Tipos de documento
Dissertação (mestrado)
Banca examinadora
Raquel Vaserstein Gorayeb; Rosa Maria Corrêa das Neves; Sebastião Rogério Gois Moreira;