A presente pesquisa aborda o tema “Afetividade na Educação Infantil”, o afeto é base para o aprendizado, ele motiva a ação do aluno, sendo assim, buscou-se analisar como ocorre o processo de afetividade na relação professor e aluno da Educação Infantil 4 e 5 anos. Acredita-se que, a afetividade é importante no processo de aprendizagem, principalmente na Educação Infantil, envolvendo sentimentos diversos e contraditórios, que marcam uma criança por toda vida, atribuindo prazer ou desprazer pela escola. A pesquisa classifica-se como qualitativa. A população envolvida nesta abordagem abrange profissionais de duas escolas de Educação Infantil de Piraúba-MG. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário composto em vinte e duas questões, destinado a treze professores que atuam com crianças em idade pré-escolar, a análise dos dados baseou-se em autores renomados que tratam da temática. Os resultados obtidos indicam a importância da Afetividade no processo de aprendizagem e desenvolvimento humano.