O presente artigo trata da compreensão do processo de alfabetização e letramento do aluno surdo. Segundo Magda Soares, alfabetizar e letrar significa apropriar-se do códico linguístico da língua que se fala, para fazer uso social da mesma. No entanto, na perspectiva do aluno surdo, tais processos devem considerar questões específicas, uma vez que este aluno se comunica através da língua de sinais. Diante disso, faz-se necessário questionar: como ocorre a alfabetização e letramento do aluno surdo? Para esclarecer tal dúvida, este estudo tem como objetivo analisar como ocorre a alfabetização e letramento do aluno surdo, compreender a legislação que os ampara, verificar metodos e técnicar utilizados para aprendizagem do mesmo e verificar os recursos disponbilizados pela escola para o aluno surdo. Acredita-se que a legislação que ampara estes alunos não é cumprida de acordo com é previsto em lei dentro do espaço escolar. Como instrumento metodológico, utilizou-se de questionário semiaberto, aplicado a três professores do Ensino Fundamental I – com intuito de obter esclarecimentos sobre o processo de alfabetização e letramento deste aluno. Chegou-se à conclusão de que a alfabetização e letramento do aluno surdo não acontece de acordo com o que é previsto em lei, por falta de preparo do professor, que não consegue estabelecer uma metodologia clara e bem definida para trabalhar com tais alunos.