O presente trabalho aborda tem por objetivo central identificar a percepção docente sobre a utilização de jogos e brincadeiras para a alfabetização das crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ubá - MG e, especificamente, identificar a importância atribuída pelos docentes aos jogos e brincadeiras destinados ao processo de alfabetização; identificar os recursos didáticos utilizados pelos professores para este fim, analisar a percepção docente sobre os benefícios dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da alfabetização e a frequência de utilização destes recursos. Para tanto, foi utilizado questionário contendo 20 perguntas fechadas, com amostra de 4 participantes. Todas as docentes afirmam que a ludicidade está presente em suas aulas e percebem melhorias no rendimento e interesses de seus alunos quando utilizam atividades lúdicas para a alfabetização. Utilizam recortes e colagens, jogos com movimentos corporais, livro didático, caça-palavras, estudo dirigido, dentre outros, para que isso ocorra. A diversificação e ampliação de metodologias vinculadas à alfabetização é imprescindível para que o processo de ensino-aprendizagem seja vivenciado de forma prazerosa e efetiva.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2022
Título
Alfabetização e Ludicidade no 1° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ubá - MG.