Este trabalho monográfico trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como
objetivos investigar as conseqüências da alfabetização na Educação Infantil e
avaliar os resultados obtidos. Foi dada ênfase à teoria de Piaget, Paulo Freire,
Giovannoni, da Nova LDB e outros pensadores da Educação para embasar
esta pesquisa. Os dados analisados levaram à conclusão de que é preciso ter
bem clara a posição a ser tomada pelos educadores diante da pressão para se
alfabetizar na Educação Infantil, para que os objetivos desta, sejam
alcançados, o que levou as pesquisadoras a concluírem que a alfabetização na
Educação Infantil é uma questão que envolve muita atenção e preparo para
não prejudicar o desenvolvimento do educando como um todo e que por isso
deve ser bem pensada principalmente pelos profissionais da área.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2005
Título
Alfabetização na educação infantil
Autor
COSTA, Thays Provezano | GUIMARÃES, Isabela Reis Aragão | LIBERATO, Maria Lídia Câmara | GONÇALVES, Marta Elena Medeiros