O presente estudo tem o objetivo de apresentar alguns aspectos da geração de Energia Elétrica no Brasil e seus respectivos acessos. As usinas hidroelétricas ou centrais hidroelétricas são um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento hidráulico de um rio.
As usinas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais como os alagamentos das áreas vizinhas, aumento dos níveis dos rios, e algumas vezes pode mudar o curso do rio represado, podendo, ou não prejudicar a flora e a fauna da região. Todavia é ainda um tipo de energia mais barata que as outras, como a energia nuclear, e menos agressiva ambientalmente, que as que utilizam petróleo ou carvão (termoelétricas).
A viabilidade técnica de cada caso deve ser analisada individualmente por especialistas da área que geralmente utilizam para seus projetos estudos, modelos matemáticos, físicos e geográficos.
A energia hidráulica é convertida em energia mecânica, por meio de uma turbina hidráulica, que por sua vez é convertida em energia elétrica por meio de um gerador, sendo a energia elétrica transmitida para uma ou mais linha de transmissão que é interligada à rede de transmissão.
As usinas têm sua classificação de acordo com as potências definidas em estudos hidro-mecânicos e seus respectivos impactos ambientais, como apresentado a seguir:
Central Geradora Hidrelétrica (C.G.H) até 1000 KW
Pequena Central Hidrelétrica (P.C.H) de 1000 KW a 30.000 KW
Usina Hidrelétrica (U.H.E) acima de 30.000 KW