Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Análise da constitucionalidade da Lei do direito de resposta e retificação. incentivo ou inibição à liberdade de expressão?
Análise da constitucionalidade da Lei do direito de resposta e retificação. incentivo ou inibição à liberdade de expressão?
O presente trabalho apresenta as perspectivas constitucionais da atividade jornalística, remetendo a atenção concedida pelo Constituinte de 1988 a atividade de imprensa e a garantias democráticas a ela inerentes, como a liberdade de expressão e vedação a censura. Diante da inexistência de direitos fundamentais absolutos, o Direito de Resposta é introduzido como chave para a correção de possíveis excessos cometidos pelos veículos de comunicação dentro de sua liberdade de atuação. A criação de uma norma infraconstitucional para dar celeridade a neutralização dos danos causados por notícia inverídicas é aguardada, porém ao se materializar na Lei 13.188/15 a mesma se apresenta eivada de critérios questionáveis e procedimentos apontados como conflitantes com as garantias constitucionais que são inerentes ao Estado Democrático de Direito Brasileiro.
Curso
Direito
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2017
Título
Análise da constitucionalidade da Lei do direito de resposta e retificação. incentivo ou inibição à liberdade de expressão?
Autor
GUASTUCCI, Ana Carolina de Souza Fernandes Gasparoni