Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Análise da função cardiovascular, da função respiratória, da capacidade funcional e da qualidade de vida de amputados transtibiais e transfemorais: uma revisão bibliográfica.
Análise da função cardiovascular, da função respiratória, da capacidade funcional e da qualidade de vida de amputados transtibiais e transfemorais: uma revisão bibliográfica.
MARCILAINE APARECIDA DE PAULA SILVA – ANÁLISE DA FUNÇÃO CARDIOVASCULAR, DA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA, DA CAPACIDADE FUNCIONAL E DA QUALIDADE – FISIOTERAPIA 2016
Introdução Amputação está relacionada à retirada geralmente cirúrgica de parte ou totalidade de um membro, estando associada com a incapacidade e dependência. E pode ocorrer em diversos segmentos, dentre eles a transtibial, que é definida como toda amputação entre a articulação tibiotársica e o joelho, e a amputação transfemoral é aquela realizada entre a desarticulação do joelho e a do quadril. Elas podem ser causadas por patologias vasculares, processos traumáticos, infecciosos e neoplásicos ou anomalias congênitas. Sendo que, de acordo com alguns estudos, as que acometem os membros inferiores provocam alterações cardiovasculares, respiratórias, musculoesqueléticas e funcionais. Os amputados podem apresentar maiores níveis pressóricos e frequência cardíaca em repouso e em relação a marcha, e podem ter um maior consumo de oxigênio quando comparados a indivíduos não amputados. Objetivo Revisar a literatura com o intuito de analisar a função cardiovascular, a função respiratória, a capacidade funcional e qualidade de vida em amputados transtibiais e transfemorais. Metodologia Realizou-se uma revisão da literatura relacionada ao tema em idioma português e inglês. Foram realizadas buscas em livros, revistas eletrônicas e bancos de dados virtuais MEDLINE, SciELO e PubMed, e incluiu estudos publicados entre 2011 e 2015. Resultados Foram recrutados 750 artigos, destes foram excluídos 737 por não serem coerentes com tema proposto, por não relacionarem as amputações transtibiais e transfemorais e as variáveis da presente pesquisa e também por não descreverem resultados claros e condizentes com o objetivo. Sendo assim, foram selecionados no total, para compor a presente análise, 13 artigos. Considerações finais A partir da análise realizada, observou-se que indivíduos com amputação de membros inferiores, especificamente a nível transtibial e transfemoral apresentam aumento dos níveis pressóricos, FC e VO2 durante o repouso e durante o exercício quando comparados com indivíduos não amputados e ainda menor capacidade funcional e qualidade de vida.
Curso
Fisioterapia
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2016
Título
Análise da função cardiovascular, da função respiratória, da capacidade funcional e da qualidade de vida de amputados transtibiais e transfemorais: uma revisão bibliográfica.
Autor
SILVA, Marcilaine Aparecida de Paula; NASCIMENTO, Rosana Cristina Viana do
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Isabelle Magalhães Guedes Freitas; Gustavo Abreu Líbero; Pedro Augusto de Carvalho Mira