A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que tem sofrido profundas transformações sociais, culturais e políticas, sendo estes pontos relevantes para uma discussão acerca desta temática. Neste sentido, esta pesquisa analisou o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano no município de Ubá - MG na visão dos educadores, bem como os eixos estruturantes do Programa e a forma que atuam através deles. Os dados foram coletados em uma escola municipal, sede mantenedora do Programa no município e como abordagem de pesquisa utilizou-se a qualitativa básica de pesquisa, tendo como instrumento para coleta de dados um questionário semi-aberto, estruturado em 18 questões e como sujeitos os seis educadores do Programa. Identificou-se através dos resultados a importância dos eixos estruturantes na formação dos alunos, a afetividade como dimensão prioritária para o sucesso do Programa e os educadores como secundária, um dos maiores problemas enfrentados, manter a permanência dos alunos depois de um exaustivo dia de trabalho. Este demonstrativo revela a importância de políticas públicas que assistam estes jovens e os levem à possibilidades de uma transformação real de suas condições de vida, de aluno e de trabalhador.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2014
Título
Análise do programa nacional de inclusão de jovens no município de Ubá - MG: visão dos educadores